Para os Pais

Baden Powell sempre disse que a participação dos pais no Movimento Escoteiro é de extrema importância para o crescimento do jovem. Ao incentivar a participação de seu filho no Escotismo, você estará garantido que ele será um cidadão consciente das suas responsabilidades, que pensa no próximo, cuida do meio ambiente e que fará parte do maior movimento educacional para jovens de todo o mundo. Aprender fazendo, por meio de jogos em equipe, em contato com a natureza, isso é o escotismo.


O que é o Movimento Escoteiro?
O Escotismo é um movimento educacional para jovens, criado por Robert Baden Powell, em 1907, na Inglaterra. O movimento foi criado inicialmente para tirar os jovens das ruas e propor atividades em grupo, em contato com a natureza. Hoje o Escotismo conta com aproximadamente trinta milhões de membros em todo o mundo e é o movimento educacional voluntário mais antigo em atividade.

Quando e onde nos reunimos?
Nossa sede fica junto ao Ginásio de Esportes do Colégio Estadual Imigrante, no Bairro Bela Vista, em Caxias do Sul. Nos reunimos todos os sábados das 13h30 às 17h30.


O que fazem os escoteiros?
O Escotismo proporciona um espaço de encontro para o jovem, onde ele aprende a trabalhar em equipe, vivência uma realidade que ensina disciplina, valores, respeito e ajuda ao próximo. Realizam atividades ao ar livre, participam de ações sociais, aprendem por meio de jogos e dinâmicas, de forma que mistura educação, diversão e disciplina em um único lugar.

Como começar nos escoteiros?
Venha até a nossa sede em um sábado a tarde. Chegue 30 minutos antes para conversar com os demais adultos e o seu filho já ir se integrando com os demais escoteiros. Você aprenderá muito, logo no primeiro dia, brincando, se divertindo e acompanhando o trabalho que é realizado dentro do Grupo.

Quem cuida dos jovens?
Cada Seção dentro do Grupo possui adultos voluntários que organizam as atividades. Eles são chamados Escotistas. São pais de outros escoteiros, ou então pessoas que já foram escoteiras e passaram dos 21 anos de idade. Todos eles realizam cursos, dentro e fora do Grupo, para ocupar os cargos que lhes foram designados.

Qual a idade para participar dos escoteiros?
Dentro do Grupo Escoteiro, as crianças e jovens são divididos em quatro seções:


Lobos, 07 aos 11 anos
Realizam atividades na sede, acantonamentos e passeios educativos. O Ramo é inspirado na história do Mogli, O Menino Lobo.

Escoteiros, 11 aos 15 anos
Realizam mais atividades ao ar livre como acampamentos e jornadas. Aprendem a trabalhar em patrulhas, aprimorando o trabalho em equipe e a amizade entre os jovens.

Sênior, 15 aos 18 anos
Para jovens que buscam aventura, diversão e adrenalina. Realizam grandes acampamentos, praticam esportes radicais e fazem atividades em maior contato com a natureza.

Pioneiros, 18 aos 21 anos
Com o lema Servir, os pioneiros realizam atividades comunitárias, campanhas de conscientização e atuam dentro e fora do Grupo em prol do próximo. 

Escotistas e Dirigentes, acima dos 21 anos
são os adultos que podem atuar nas seções, ou então auxiliando na administracão do Grupo. Você fará parte de alguma das seções, ou então auxiliando o Grupo por meio da Associação de Pais. O seu apoio é fundamental para o crescimento do seu filho dentro e fora do Grupo Escoteiro.


Mensagem de Baden Powell aos Pais
do Livro Escotismo para Rapazes

"Acampar é a melhor parte no escotismo, o que mais atrai os rapazes, e é a oportunidade para forma-los pessoas de bem, fortes e saudáveis. Alguns pais, por nunca terem experimentado pessoalmente a vida do acampamento olham com desconfiança para essa atividade de campo, provavelmente pensando que será muito arriscada para seus filhos. Mas quando seus filhos voltam do acampamento, felizes, e contam como foi divertido, a desconfiança vai embora. Espero que não ponham nenhum obstáculo ou impedimento aos desejos dos rapazes de passarem suas férias ou dias de folgas da forma que ora sugerimos".
Baden Powell com Escoteiros em Brownsea - 1907
Assista o vídeo abaixo com um recado de BP para os pais.



Tradução:

"Vou dizer umas palavras para vocês, que são pais: nós tentamos fazer com que todos esses meninos e meninas o que chamamos de 3 H's(happy,healthy and helpfull): que são: cidadãos felizes, saudáveis e úteis. E vocês irão descobrir que ao mandar seus meninos ou meninas ao escotismo, nós damos a ele conhecimento para terem sucesso nos exames e tudo mais. Nos o ensinamos caráter, para que eles tenham sucesso na vida".


Então pais, prontos para levarem seu filho para o Grupo?
Contamos com você, e seu filho também!
Sempre Alerta!