Conheça nosso Grupo


O nosso Grupo foi fundado em 1985, por meio um projeto de lei que propôs às escolas estaduais para que elas mantivessem um Grupo Escoteiro em suas dependências. Localizado junto ao Ginásio de Esportes do Colégio Imigrante, no bairro Bela Vista, em Caxias do Sul, o grupo possui todas as seções: Lobinhos, Escoteiros, Sêniores e Guias, Pioneiros, Escotistas, Dirigentes e Velhos Lobos.

Participamos de diversas atividades escoteiras a nível estadual e nacional, sempre com algum representante ou então com as Tropas completas. Realizamos atividades junto ao Colégio, e também de diversas campanhas em parceria com a Prefeitura. 

A primeira reunião para organização e escolha da Diretoria do Grupo aconteceu no dia 13 de setembro de 1985. Na época, a Diretora do Colégio Estadual Imigrante era Rejane Cemin Rech, e o representante de Escotismo na escola era Vilmar Merchiori. O Grupo comecou com uma Alcateia, cuja Akela foi Helena Bonatto, e a Tropa Escoteira Tartaruga, na qual o Chefe de Tropa foi Renoir Meneguzzi, que também exercia a função de Chefe de Grupo. O primeiro Presidente foi Lotario Hackenharr.

A data 03 de novembro foi quando houve a primeira promessa, do jovem Alexandre Bado. Na imagem a foto do primeiro lenço do Grupo.


A Promessa do Lobinho:
Prometo fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, obedecer a Lei do Lobinho e praticar todos os dias uma boa ação.

A Promessa Escoteira:
Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião e obedecer à Lei Escoteira.

Promessa Escoteira para os Adultos:
Prometo pela minha honra fazer o melhor possível para: Cumprir meus deveres para com Deus e a minha pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, obedecer à Lei Escoteira e e servir à União dos Escoteiros do Brasil.

Lei do Lobinho
1. O Lobinho ouve sempre os Velhos Lobos.
2. O Lobinho pensa primeiro nos outros.
3. O Lobinho abre os olhos e os ouvidos.
4. O Lobinho é limpo e está sempre alegre.
5. O Lobinho diz sempre a verdade.

Lei Escoteira
1. O Escoteiro tem uma só palavra; sua honra vale mais que sua própria vida.
2. O Escoteiro é leal.
3. O Escoteiro está sempre alerta para ajudar o próximo e pratica diariamente uma boa ação.
4. O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros.
5. O Escoteiro é cortês.
6. O Escoteiro é bom para os animais e as plantas.
7. O Escoteiro é obediente e disciplinado.
8. O Escoteiro é alegre e sorri nas dificuldades.
9. O Escoteiro é econômico e respeita o bem alheio.
10. O Escoteiro é limpo de corpo e alma.